FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean - O Aparecimento do Livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. ISBN 972-31-0899-2
“O Aparecimento do Livro” de Lucien Fevbre e de Henri-Jean Martin é uma obra de dois dos mais conceituados historiadores do século XX, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian. A presente obra mostra a longa passagem do manuscrito ao aparecimento do livro. Os dois autores pretenderam com esta notável obra, imprimir um toque de preciosismo, e mostrar o livro ao serviço da história. O livro, esse recém-chegado ao seio das sociedades ocidentais no século XV, na actualidade vê o seu lugar e a sua importância seriamente ameaçada. Não se pode afiançar se o livro poderá continuar a desempenhar o seu usual papel, rivalizado cada vez mais pelas novas tecnologias como a Internet ou as bibliotecas digitais, num mundo em constante mutação e em plena expansão do conhecimento. Nessa obra, o livro é visto não apenas como uma realização técnica, cómoda e de engenhosa simplicidade, mas também um dos instrumentos mais poderosos que o homem dispôs para concentrar o pensamento dos seus representantes. Os autores pretenderam mostrar o livro como um meio eficaz sobre o mundo, um poder que emanou e continua a irradiar sobre o mundo.
Os autores tiveram a preocupação e o intuito de embarcar numa viagem onde nenhum guia, até hoje, revelou ao nosso conhecimento os possíveis perigos ou os resultados esperados. Pretenderam dar uma visão diferente, com conceitos novos e resultados que ninguém antes compilara e comentara.
Ao longo do livro são apresentadas e analisadas diversas temáticas: o aparecimento do papel na Europa; as dificuldades técnicas e a sua solução: a apresentação do livro através dos seus caracteres, o estado civil, formato e ilustração, e revestimento; o livro como mercadoria; o problema do mundo do livro; a geografia do livro; e o comércio do livro.
No último capítulo: “O livro, esse fermento”, os autores tentam realizar um balanço, avaliar os caminhos percorridos, assinalar o que a tipografia trouxe aos homens dos séculos XV e XVI. Pretende-se também estudar as novas técnicas nas transformações que se produziram o período do Renascimento e da Reforma. O aparecimento da imprensa veio solucionar as necessidades de livros, e constituiu um admirável progresso técnico.
Um livro fundamental para estudantes, professores e profissionais da área e para quem pretende saber um pouco mais sobre o aparecimento do livro, desde o desenvolvimento do livro manuscrito até ao impresso. Etiquetas: Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian, Fontes de Informação, Livros e afins, Livros e Leitura |